background

Gestão de Pessoas

Uma consultoria em gestão de pessoas é realizada conforme os diagnósticos específicos da empresa, levando em conta a cultura da organização aplicando técnicas adequadas à realidade da empresa.

O principal objetivo é gerar soluções voltadas para o que é prático e aplicável, envolvendo pontos como a situação atual da empresa, a motivação dos funcionários e o clima organizacional.

A consultoria pode possuir diversos objetivos, focando em relacionamento, em dados para tomada de decisão, em criação de processos, em treinamento e em várias outras estratégias que visam melhorar processos, desenvolver pessoas e contribuir para o crescimento da empresa como um todo.

Após captar os resultados e analisá-los, a consultoria deverá apontar os pontos de melhoria que estão prejudicando o desempenho da companhia, propondo ações para corrigi-las e estabelecendo metas reais que atendam às necessidades da empresa. De todo modo, vale lembrar que a consultoria não necessariamente vai “resolver o problema”, eles darão as ferramentas, de modo que a empresa contratante seja responsável pela implementação e andamento.

banner
Práticas

Os colaboradores tendem a se engajar mais quando são ouvidos no momento de decisões importantes, já que as medidas implementadas pela clínica têm impacto direto em suas vidas.

Sendo assim, é preciso aumentar a participação dos profissionais nos assuntos da empresa, seja dando voz a eles na definição de estratégias, seja colhendo feedbacks após sua implementação.

Caso os talentos da clínica não sejam reconhecidos, a tendência é que eles busquem um local de trabalho com maiores benefícios. Por isso, a implementação de uma política de incentivos é uma das medidas que mais contribuem para engajar e atrair bons profissionais.

No geral, esse programa tem como base a fixação de metas individuais ou de equipe, as quais, uma vez atingidas, dão direito a uma recompensa. O prêmio pode ser uma bonificação financeira ou uma experiência de vida, como viagens de incentivo, participação em eventos, bolsas de estudos etc.

Para engajar talentos, é fundamental que os profissionais encontrem oportunidades de crescimento dentro do negócio. Logo, o plano de carreira pode ser o diferencial da clínica.

Diante desse instrumento, os colaboradores saberão exatamente o que fazer para atingir pontos mais altos, principalmente o tipo de especialização necessária para cada função e as metas a serem atingidas. Dessa forma, a empresa será mais atrativa para os bons profissionais do segmento.

Outro ponto ligado à evolução do profissional é a oferta de treinamentos e qualificações pela clínica. Essa prática é positiva porque a área da saúde muda constantemente em razão do resultado de novas pesquisas e metodologias de trabalho. Assim, o colaborador que não se atualiza fica para trás e, portanto, reduz o valor de sua mão de obra.

Por outro lado, se a empresa não oferece o aprendizado adequado, muitas vezes o próprio profissional arca com os custos dos treinamentos. Quando isso acontece, a clínica se beneficia dessa aquisição de conhecimentos sem participar dos gastos, fato que conduz a uma queda de motivação e engajamento da equipe.

De forma geral, o ambiente de trabalho é um fator decisivo para mudança ou permanência em um emprego. Por isso, um dos papéis da gestão de recursos humanos é tornar esse local agradável e colaborativo, de modo que as pessoas sintam-se bem ao exercerem suas funções.

Algumas práticas que facilitam essa tarefa são:

  • Endomarketing;
  • Palestras e cursos sobre motivação e comportamento no ambiente de trabalho;
  • Advertência quanto à competição nociva;
  • Adoção de práticas para redução de conflitos;
  • Definição de critérios prévios e objetivos para obtenção de benefícios;
  • Entre outros.
Redução de custos na execução de processos internos

Quando a empresa não consegue ampliar a equipe CLT, uma boa solução é contratar funcionários por terceirização.