background

Autorização de cirurgia

O entendimento do processo de autorização de cirurgia é fundamental para saber orientar adequadamente o seu paciente no momento em que necessita realizar um procedimento médico utilizando um convênio.

Solicitar o procedimento num receituário ou preencher algumas guias do convênio não garantem um êxito total no processo de autorização de cirurgia.

A autorização de cirurgia fornecida pelo convênio é a garantia de que o paciente pode se submeter ao procedimento médico proposto e que as custas de todo o processo serão pagos pelo convênio.

É fundamental entender que cada convênio tem seu próprio estatuto, regras, disposições que são entregues ao paciente no momento de sua contratação.

banner
Caráter da autorização de cirurgia

Um procedimento médico pode ser considerado:

Significa que pode ser agendado com tempo, sem risco para a saúde do paciente caso leve alguns dias ou semanas.

Os procedimentos em caráter de urgência muitas vezes são confundidos pelos pacientes.

É importante especificar que urgente representa 24 horas ou até um pouco mais e não que seja de forma imediata.

Como o próprio nome sugere, indica intervenção imediata. Na emergência médica, corta antes e discute depois.

Sim, a vida do paciente está em jogo. Não há como esperar. O ato médico imediato vai salvar a vida do paciente e o tempo não está a nosso favor.

Nestes casos a discussão de quem paga a conta é postergada para mais tarde.

Quais os prazos para uma autorização de cirurgia ser liberada?

Os prazos também são definidos por cada plano de saúde.

Claro que tudo vem descrito no contrato do usuário, então vale a pena ler antes e até comparar os planos para tentar escolher o melhor.

Teoricamente o plano de saúde tem um consultor médico, chamado de auditor que tem a função de avaliar se o procedimento indicado realmente vai beneficiar o paciente e se está indicado.

Claro que o médico do paciente é o mais importante na decisão, mas é uma rotina e isso leva um tempo de acordo com o procedimento. Não ache estranho o convênio médico até pedir outros exames. A intenção é trazer clareza no procedimento, sempre beneficiando o paciente.

Posso recorrer da decisão de negativa do plano de saúde?

Se o paciente observar que está dentro dos seus direitos em relação ao plano de saúde, pode seguir os 3 caminhos possíveis:

  • Entrar em contato com o plano de saúde através de e-mail que é prova documental para ser usada posteriormente pelo advogado.
  • Denunciar diretamente da ANS
  • Utilizar o meio jurídico para intermediar o exercício dos seus direitos